domingo, 31 de maio de 2009

Resistir sempre.


Valeu a pena. Temos de continuar ,não podemos baixar os braços. Se formos persistentes de certeza venceremos.Ainda não conseguimos o essencial :

Revogação do ECD.

Fim da divisão arbitrária da carreira .

Avaliação justa e sem quotas.

Suspensão do modelo de gestão.

Reportagem do DN (CLICA AQUI!)

OS VERDADEIROS PROFESSORES NÃO VÃO VOTAR PS (CLICA AQUI !)

No coração da escola - parte 2

Inspirando-se nos velhos Samurais o meu avô ensinou-me que :“Devemos resistir quando é mais difícil resistir”.
No coração da escola
, a escola a partir de quem a sente, nela vive, transpira e desespera por uma educação melhor.
Num momento em que se fecham as portas da democracia na escola e, temporariamente, se suspende a participação dos professores nas decisões, precisamos de resistir, temos de dar voz ao nosso descontentamento.
É necessário continuar a debater, pensar a escola por dentro, ouvindo e respeitando o que vem de fora, mas contrariando essa ideia peregrina de que quem está na sala de aula só executa, já não pensa.
Neste lodaçal de interesses em que se transformou a educação em Portugal, está na moda falar de escola e ensino sem os professores. É do senso comum que não há escola sem alunos, omitindo outra verdade : Só há projectos no espaço educativo, se existirem professores. E os projectos só têm sentido se neles participarem, sobretudo, ao nível da decisão, quem fica e está na escola em permanência.
A escola não é um mero destino, é antes de tudo o mais, um espaço de reflexão, acção, lugar de desenvolvimento e aprendizagem, também ao nível da cidadania e esta não se aprende, pratica-se. Hoje, aqui e agora, a CIDADANIA impõe-se-nos como um imperativo ético de acção.
Recentemente, acompanhei como candidato o processo de candidatura a Director .Pela sua importância e pelo significou do afastamento de quem está na escola das decisões, em próximos posts reflectirei sobre esta experiência e do lado oculto, para a maioria , das “peripécias” desta aventura.
Para já, importa agradecer a todos que me apoiaram e incentivaram. Independentemente dos resultados, estou de consciência tranquila : defendi ideias; Uma Liderança Democrática; Uma concepção de Escola Democrática ,Pública, de Qualidade e Verdadeiro Sucesso em oposição à escola ATL que nos querem impor.

NO CORAÇÃO DA ESCOLA

No Coração da Escola. Nome de Blog. Pedi-o emprestado a um livro de Miguel Ángel S.Guerra. Livro interessante, cuja leitura recomendo vivamente, na capa aparece uma frase que diz muito, ou quase tudo, sobre as estórias sobre a educação de que fala Guerra: "Quero viver num lugar onde seja permitido sair da fila". Também eu quero viver numa escola assim...uma escola onde seja permitido sair da fila.
No coração da escola pretende reflectir sobre a escola em particular e sobre a educação em geral, sem pretensões literárias ,sem rodeios, muito sem rumo, apenas e só ao sabor do livre pensamento. Como não tenho espírito de eremita, a "vadiagem" sobre a escola só faz sentido se for partilhada e escrita a várias mãos. Caros colegas! Companheiros! Amigos! Amigas!Aqui fica o convite para a vossa participação. Este espaço está aberto às vossas opiniões, desabafos; críticas e ao vosso sentir. Sim, porque a escola também é sentimentos e emoções. O mais importante é sairmos da sala de professores e extravasar o que nos vai na alma.
Estais convocados! Conto convosco!