segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jogo do Pau


Jogo do Pau.

Carta enviada à DRELVT - ECAE Sintra e Mafra / Amadora, Cascais e Oeiras.

Ex. Mos Senhores!

Expresso aqui a minha tristeza e lamento bastante ao saber que o Jogo do Pau e os Jogos Tradicionais ficaram de fora do projecto de adesão das actividades do Desporto Escolar para o próximo ano lectivo 2011-2012. Actividades que fazem parte da nossa cultura e de uma riqueza imensa, é de lamentar quem teve esta pobre ideia de as retirar do Desporto Escolar. Depois de 20 anos a lutar por divulgar e promover o Jogo do Pau Português - em todas as escolas onde leccionei a disciplina de Educação Física, sempre desenvolvendo núcleos de Jogo do Pau Português, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma Arte Tradicional Portuguesa de uma riqueza enorme, invejada e cobiçada por muitos Países que dão o real valor a esta nossa Arte Marcial tão pouco conhecida no nosso País. É de lamentar o que está acontecer. Estamos a perder as tradições, estamos a perder actividades que fazem parte da cultura portuguesa, estamos a empobrecer o Desporto Escolar. Agradeço a todos os que acreditaram e que ajudaram a promover e a contribuir para o desenvolvimento dos Jogos Tradicionais e do Jogo do Pau Português.

João Gama - Professor Responsável pelo Núcleo do Jogo do Pau da Escola Dr. Rui Grácio- Montelavar.

Aquilino Ribeiro, deu grande relevo ao Jogo do Pau no romance O Malhadinhas escrito em 1922, no qual a personagem principal “O Malhadinhas” - nos finais do século XIX - era um génio na utilização do Pau com que habitualmente andava.
Neste livro, são descritos (com algum detalhe) vários combates, os golpes e as técnicas usadas em acções defensivas e atacantes. Os nomes identificativos de golpes usados pelo 'Malhadinhas' continuam a ser usados no actual Jogo do Pau Português. O autor retrata uma personagem que existiu na realidade e descreve um combate de jogo do pau entre o herói e um outro contendor.

Para saber mais - clica aqui –

1 comentário:

  1. Há muita coisa no nosso ensino que vai ser varrida com um "pau"...

    Pois é! Por um lado retira-se, mas por outro lado firmam-se protocolos com as Federações (por exemplo, com a Federação Nacional de Karaté) e fica tudo em águas de bacalhau! Mas que é bonito, lá isso é!

    Também Simão Botelho, salvo erro de Camilo Castelo Branco, era exímio no manejo do pau...

    Agora são os nossos responsáveis que são exímios nesta modalidade, também conhecida como Esgrima Lusitana!

    Grande Pátria, minha amada...

    ResponderEliminar