sábado, 21 de abril de 2012

Peritos




Para  ver, ouvir e divulgar!

Desta vez entrevistaram quem sabe, uma professora, falou uma perita, na verdade os únicos peritos que conheço em educação são os professores. Razão tem a Maria do Carmo:
“ A esses peritos e investigadores mando-os bugiar (…) a maior parte dos peritos são uma nulidade (…) os professores resignam-se. “
Ah! E a “ pedagogia para equilibrar os alunos “, será o circo? Sabes, cara colega, para formar mão-de-obra desqualificada e barata não interessa o número de alunos, quantos mais melhor. Professores também não são precisos. Mais alunos por turma, mais carga horária para os professores, dá menos professores, dá fazer mais com menos, dá mais poupança, dá todo o programa da tróica, versão ministro Crato, esta matemática todos entendem. Neste protetorado à beira-mar plantado, os peritos são uma corja desprezível e vil que só uns quantos indigentes suportam e uns míseros amestrados ainda ouvem.
Dizia-me há dias um colega e amigo: “ Nós professores, tal como os pastores devíamos andar de cajado e sempre que nos aparecesse um perito em educação pela frente tratávamo-lo com toda a dignidade.  ”
Como isto está ficar um bocado duro, o melhor mesmo é verem e ouvirem o vídeo.

9 comentários:

  1. Companheiro !

    É bem verdade, um cajado dava muito jeito, mas a ideia nãp é aplicá-lo só aos peritos, uma boas cajadadas nalguns directores talvez dessem bom resultado.
    Já encomendei um, isto não é só ter ideias...
    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gande amigo,
      A ideia do cajado é boa, também para os diretores, sem dúvida, até conheço um caso que para a coisa ficar bem feita o melhor mesmo é encomendar meia-duzia de bons cajados e, se contarmos as pessoas que querem pegar no cajado para fazerem justiça seriam precisos mutos, mas muitos cajados. Tratemos da encomenda rapidamente que está a chegar a hora do ajuste de contas.
      Grande abraço,
      Luís Sérgio

      Eliminar
    2. Onde se lê "mutos", deve ler-se MUITOS

      Eliminar
  2. Os professores ainda não tomaram consciência da sua força. É pena!
    É certo que têm sido traídos pelas suas próprias estruturas. Porém não têm tido o devido cuidado em preservar e defender a classe: permitiram a entrada de gente que devia estar a cavar batatinhas (que me perdoem os agricultores, por quem tenho grande apreço e admiração), e admitem que serventuários dos poderes estabelecidos se apresentem como seus defensores.
    Um professor é, como dizes, um condutor de pessoas, de consciências, de almas. Deveria andar de cajado, sim! Não para dizer quem é, mas para se servir dele e colocar na ordem essa gentalha que cada vez mais prolifera. Pasmem amigos, até dentro da própria classe.
    É tempo de fazer troar as carabinas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís Sérgio:

    Esses pseudo peritos foram ensinados a ler e a escrever por verdadeiros PERITOS... estes sim!
    Mas segundo a minha opinião o cerne da questão está quando a Maria do Carmo diz: "os professores resignam-se" - esse é o grande problema! Há que não haver resignação e de cajado na mão explicar quem tem razão! (até rima e é bem verdade!)
    Muitos de nós deixam andar até o céu lhes cair em cima da cabeça - tem razão o Ladeira quando diz que fomos traídos pelas nossas próprias estruturas. Quando tivermos consciência da nossa força, como tiveram os nossos colegas espanhóis, talvez nos unamos (espero que não tarde) e rememos todos para o mesmo lado, mandando borda fora quem estiver a remar ao contrário, nem que seja à cajadada!

    Quando ao vídeo, haja quem diga a verdade e não tenha papas na língua.

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Armando ,
      tens toda a razão, o problema maior não são os peritos , é a resignação, a submissão canina, essa é que vai matando a profissão. Quando os professores e as professoras deixarem de ter medo e assumirem de uma vez por todas o seu poder, a sua força, os peritos e outros oportunistas sairão de cena.
      Grande abraço,
      Luís Sérgio

      Eliminar
  4. Caro Ladeira,
    Tens toda a razão, no dia em que os professores tiverem consciência da sua força e forem capazes de lutar unidos e sem traições muita coisa mudará. Nesse dia muita "coisa" nefasta à dignidade profissional será corrida, à paulada, de cajado, com o que tivermos à mão e a jeito. Esse dia já esteve mais longe e as carabinas estão bem oleadas e afinadas.
    Grande abraço,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  5. Quando se ouve uma Professora, como esta, renasce em nós o orgulho da profissão.

    Bem haja querida Amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui baptista,
      antes de mais bem-vindo ao blog, na verdade, esta professora é um exemplo de verdade e honestidade intelectual, sem medo.
      Abraço,
      Luís Sérgio

      Eliminar