“ O tirano”, título de mais uma excelente e demolidora
crónica do Professor Santana Castilho, publicada hoje no jornal público.
Obrigatório
ler, reler, divulgar, pensar e AGIR !
Escreve S. Castilho:
“ Nuno Crato, o tirano. Tanta ignorância, técnica e política, tamanha
crueldade moral exercida sobre os docentes, surpreendem os mais treinados.
Terão sido mais de 40 mil, que aguentaram horas e
horas de atalaia a uma aplicação informática que lhes fazia continuadamente o
que os professores, desunidos, já deviam ter feito ao tirano: um continuado
manguito.
O que se passa com uma
classe inteira, que assim é espezinhada e não consegue pôr cobro a tamanha
sucessão de nunca vistos, resta campo para investigação futura.
Qualquer tirano sabe
que, vendido o inferno ardente, o purgatório passa por paraíso.
… 8 mil milhões que se
sublimaram sem rasto na canalhice do BPN foram pagos por todos, embora, esses
sim, só dissessem respeito a privados, pouquíssimos privados.
Nenhuma circunstância
permite a um político maltratar pessoas. Mas Nuno Crato ofendeu a dignidade
profissional de milhares de professores. Fez sofrer inutilmente as suas
famílias. Ultrajou o trabalho dos que preparavam o ano-lectivo. Tratou
grosseiramente o interesse da escola pública, dos pais e das crianças. As duas
últimas semanas foram devastadoras e trouxeram-nos uma prática governativa mais
perversa e iníqua que a pior do pior tempo de Maria de Lurdes Rodrigues. "
Vai-te embora ó (in) Crato
e leva o Coelho!
Será preciso mais ou esperaremos que
seja tarde demais?
Quando já não houver professores?
Esperamos pelo vagão que levará
muitos ao crematório?
Será que a cidadania e luta são só para os livros?
Os outros que façam?
Será que a cidadania e luta são só para os livros?
Os outros que façam?
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José Gil, na revista "Visão" de hoje, na página 22, escreve:
ResponderEliminar"A escola de hoje não ensina nem forma. Incrusta estratos de «competências» em alunos que se querem bem formatados. E isto, em grande parte, não só porque não há dinheiro, mas porque não se denuncia a torção objetivamente perversa do modo como, à escala microscópica e burocrática, se aplicam diretivas, regras de avaliação, pseudo-autonomias das escolas..."
Quais os motivos? Por culpa de quem?
TÁ TUDO DITO...
Grande abraço!