sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pedido de escusa.

A Farsa BurroCrata parte 1.
Pedido de escusa de avaliador externo.


Como todos sabemos está congelada há algum tempo (demais) a progressão na carreira docente e não só. No orçamento de estado está claramente inscrita a pedido da troica e, servilmente, aceite a não progressão na função pública, acompanhada de mais horas de trabalho, mais despedimentos e mais roubos nos salários. Como se tudo estivesse a correr normalmente, o MEC pariu, recentemente, nova legislação sem sentido, onde se prepara para carregar mais trabalho escravo sobre os docentes. Refiro-me às novas leis sobre a avaliação de desempenho docente – ADD. A farsa não tem sentido e temos que travá-la enquanto não faz mais estragos do que já fez. Por agora, não tenho disponibilidade para fazer uma peça sobre a situação, nomeadamente, sobre a situação do 2º e 4º escalão, fica prometida para breve, mas aqui fica um contributo que me chegou via correio electrónico: Pedido de escusa de avaliador externo. É preciso seguir o exemplo da autora, autor, deste documento, adaptá-lo a cada caso e provar à tutela que os professores não são um bando de carneiros abúlicos.

ASSUNTO: Pedido de escusa da função de avaliador externo da dimensão científica e pedagógica no âmbito da ADD

O artigo 40º do Estatuto da Carreira Docente, intitulado "Caracterização e objectivos da avaliação do desempenho" refere, no ponto 3, alíneas a), b) e h), respectivamente: "contribuir para a melhoria da prática pedagógica do docente"; "contribuir para a valorização do trabalho e da profissão docente" e "promover o trabalho de cooperação entre os docentes, tendo em vista a melhoria do seu desempenho".
Nos termos do nº 4 do artº 5º do Despacho normativo n.º 24/2012 considero ser meu dever profissional passar a expor a V. Exa. o seguinte:


7 comentários:

  1. Como dizes e bem , esta coisa não faz sentido nenhum. Congelamento, cortes no vencimento, mais horas, alinhar em mais esta manobra é admitir a escravatura, ou então andamos todos e todas doidos.
    Pelos vistos algumas já andam, veremos se cumprem mais este golpe.
    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Querido amigo,
    realmente, já temos trabalho escravo a mais, infelizmente continuamos que nem baratas tontas a fazer tudo o que nos pedem, vou pedir escusa, estou disposta a tudo para não participar nisto.
    Muito obrigada, por continuares firme, quem dera que muitos aprendessem contigo.
    beijinhos,
    professora

    ResponderEliminar
  3. Pode-se usar o documento como base de outros pedidos? Queria adaptá-lo à minha situação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeitamente, o desejável e correcto é que cada colega o adapte à sua situação e se possível o melhore.Há de facto outros argumentos muito válidos que podem e devem ser utilizados. O fundamental é parar esta paranóia que só vem trazer mais desgaste. Nas actuais circunstãncias não podemos correr o risco de alimentar o monstro.
      E , já agora, bem-vinda ao blogue.
      Luís Sérgio

      Eliminar
  4. Caro Luís
    De facto, para os nossos governantes tudo parece estar igual. Um dos principais pressupostos da avaliação de desempenho, aferir da qualidade do serviço prestado para progressão na carreira está ferido de morte. Este processo torna-se por isso, neste momento, ofensivo para os docentes. Já não basta todo o acréscimo de trabalho que temos tido e ainda vem mais um para nossa albarda!!! Também quanto à formação, pouco ou nada se fala.
    Este texto está excelente. Já tinha elaborado um pedido de escusa, que no essencial diz o mesmo, mas muito mais simplificado.
    Muito obrigado por mais uma partilha e um grande abraço de saudades.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre a posição a tomar pelos professores que serão (novamente)obrigados a pedir aulas assistidas, como no meu caso.
    Mudei de escalão pela última vez em 2004 e desde então que me encontro no 2º escalão. Há 2 anos vi-me obrigada a pedir aulas assistidas e agora terei de pedir novamente??? Estão a brincar connosco????
    Se as progressões continuarem congeladas por mais 10 anos, terei de estar constantemente a pedir aulas assistidas??

    Poderei recusar-me a pedir aulas assistidas??

    Agradeço a quem me souber responder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Colega,
      Claro que não está obrigada a pedir aulas assistidas,
      pode utilizar o que já fez,veja o post seguinte:"aulas assistidas".

      bem-vinda ao blogue.
      Luís Sérgio

      Eliminar