quarta-feira, 15 de julho de 2009

DELENDA EST SÓCRATES !


Senhora ministra. Ilustre e veneranda senhora DONA MILU, permita-me caríssima que a trate assim. Ouvi-a há dias na televisão, falava na região da Extremadura, na vizinha Espanha, a propósito dos exames referia que deveríamos estar todos orgulhosos com os resultados. Confesso que desconfiei, achei logo que, no manto diáfano da sua fantasia se escondia uma grande mentira acompanhada de uma dose maior de hipocrisia. Mas enganei-me, assumo e confesso publicamente que me enganei…
Passei estes últimos quatro anos em manifestações, greves e outras formas de luta contra a sua política educativa e dos restantes metralhas da educação. Pensei até agora, bendita seja a luz do senhor, que me permitiu ver mais longe (vale mais tarde do que nunca, não é ?!) que era “fria, maquiavélica e calculista”, como li num livro. Ousei pensar e dizer que ficaria na História como a pior ministra de sempre e a coveira do sistema educativo. Pensei-a feita à imagem e semelhança do Metralha Mor ,senhor Sócrates. Afinal nada disto é assim, como foram vis os meus pensamentos.
Mas, afinal, porque mudei de ideias? Por causa dos números senhora, os números que sempre que pôde manipulou em favor do poder nestes quatro anos. Confesso que não foram só os números, mas também o facto de vós, veneranda e ilustre MILU, falastes de Espanha, mais concretamente da região da Extremadura, e dizer que nos devíamos sentir orgulhosos. Aquilo é que foi preciso coragem, aquilo é que foi amor à pátria, parecia a Padeira do Largo do Rato nos celeiros de Espanha. Mas vamos ao que interessa, que o post está a ficar muito grande e depois ninguém o lê. Sabes caríssima MILU, agora, até já te trato por tu. Também eu gosto de classificações e rankings e, ao ouvir-te na Extremadura,elaborei umas classificações e rankings ibéricos que me espantaram e fizeram mudar de ideias. Vamos aos factos:
Somos o país da península ibérica que pior trata os professores,
melhor que nós só Espanha;

Somos o 2º país da península ibérica com melhores resultados escolares, à nossa fente só os espanhóis;

Ao nível dos salários dos professores estamos num honroso 2º lugar;

Somos o 2º país da península ibérica na qualidade do ensino;

Somos o 1º país da península ibérica que mais obriga os estudantes a ir tirar cursos ao estrangeiro, até estamos à frente de Espanha;

Somos o país da península ibérica que vende mais computadores Magalhães , os espanhóis ainda sonham com o Colombo e nós já temos o Magalhães;

Os espanhóis gostam de tourada, mas nós levamos os touros até ao parlamento, campeões da dignidade e respeito;

E, para terminar, a ideia até nem é minha é do professor David Levy do blog: Lisboa Tel Aviv, graças ao governo do senhor, ainda não sei se é engenheiro, Sócrates somos agora o SEGUNDO PAÍS MAIS RICO DA PENÍNSULA IBÉRICA.
E, isto não é tudo, mui excelentíssima e veneranda DONA MILU. Se depois de 4 anos de desgovernação socrática ainda existimos como país, foi porque V. Exas. não existiram, tudo não passa afinal de um pesadelo de que só acordaremos a 27 de Setembro.Por isso, eu, Professor afirmo: DELENDA EST SÓCRATES!
PS
Para os menos versados em latim, numa tradução livre, “Delenda est Sócrates!” pode e deve ler-se: É preciso destruir Sócrates!

2 comentários:

  1. Eh ! companheiro. Gostei, está com muito humor. De facto nunca tinha pensado nisso, efectivamente somos o 2º país mais rico da península ibérica. Conta comigo para corrermos com esta gente.

    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Sou eu de novo, mas, no comentário anterior, esqueci-me de te propor e aos leitores do blog que em vez de nos saudarmos com Bom Dia,etc passemos a saudar-nos com a frase : Delenda est Sócrates !

    Grande abraço,

    Filipe Guerra !

    ResponderEliminar