quinta-feira, 2 de julho de 2009

PRAZOS DE ENTREGA DAS FICHAS.



Depois das eleições europeias, “foram-se “ os prazos e as determinações, pelo menos, na minha escola assistimos a sucessivos adiamentos, “ao ninguém saber de nada” e a vida foi correndo. De repente, “fiat lux”, salvo erro nos dias, 24 ou 25 de Junho, fala-se num e-mail do Director a fixar o prazo limite de entrega da grelha para dia 30 do mesmo mês, Stress, incredulidade, incompreensão e outras coisas. “Solidário com os colegas”, o Director envia um segundo e-mail, dizendo que “partilha o stress “, afirmando que não podia ser de outra forma. Discordo completamente, não havia necessidade de tanta pressão… de tanta pressa. A um dirigente não se pede que partilhe o stress que ele próprio semeou, mas sim que tente evitá-lo. Não é forçoso que tivesse sido assim. Bastava fixar o prazo com a devida antecedência, à gestão pede-se previsão, acção e não reacção. Não serve a desculpa dos contratados, dos que mudam de escola, etc. Lembremos que os professores acabavam de sair das avaliações de final de ano, alguns com exames para corrigir. Dia 30 foi também o prazo limite para entregar os diferentes relatórios, os Directores de Turma e Secretários estiveram com matrículas. Na escola era dia trinta, mas à porta da secretaria mais parecia um “trinta e um”, fila de professores para entregar a auto-avaliação, pais, alunos e Directores de turma à espera para serem atendidos. Foi bonito de ver. Com a auto-avaliação, supostamente, pretende-se uma reflexão crítica, calma e séria do trabalho realizado. Atendendo ao stress que testemunhei nalguns colegas conseguiu-se o contrário. Louvada sejais planificação atempada que pensas nos professores! Nós te louvamos! E glorificamos em nome da sacrossanta ministra!
A prova de que é possível fazer diferente está bem perto de nós, nalgumas escolas que dilataram o prazo, por exemplo, no Agrupamento de Escolas de Fitares, a nova Directora ,
através de uma ordem de serviço, prorrogou o prazo, que também era 30 de Junho, mas ali ao contrário da PAN fora fixado há muito tempo. São modos diferentes de gerir, são estilos de liderança diferentes. Comprova-se mais uma vez que a concepção de liderança pode fazer a diferença. Oh! Se pode! …

2 comentários:

  1. Seriamente,tenho a firme esperança de que isto vai mudar bastante. Quero acreditar na vitória da razão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Companheiro ! Ao fim de muitos anos, continuas igual a ti próprio. TENS TODA A RAZÃO !
    Ainda bem que há pessoas como tu! Temos que destruir este modelo de gestão.
    ABRAÇO !

    Filipe !

    P.S. Pede o meu nº de telefone ao Antero Luís e liga-me.

    ResponderEliminar