segunda-feira, 31 de agosto de 2009

REGRESSO















REGRESSSO !
“ Sempre encorajei os meus amigos e os meus alunos mais espertos a tornarem-se professores. Sempre pensei que a escola é feita, em primeiro lugar, de professores. Quem me salvou na escola, senão três ou quatro professores? “
Daniel Pennac, Mágoas da Escola.

No Coração da Escola está de volta, depois de vadiar, não tanto como desejava, não tanto como idealizei. Acho que não cumpri os objectivos individuais de vadiagem, será que poderei optar pela forma “simplex “, ainda irei a tempo?! Mas em compensação escutei muito o vento, ouvi-o sempre com muita atenção, cada novo dia, com mais e redobrada concentração, aprendi novas coisas, encetei novas viagens. De alguma forma, purifiquei-me, estou pronto a voltar à escola, ao mundo real, ao centro nevrálgico e indispensável da nossa vida de professores, é nela que existimos, por ela lutamos, vivemos e sentimos. Querem proletarizar-nos à força, destruir a “nossa massa crítica”, tornar-nos dispensáveis e ausentes. Como se isso fosse possível, como se fosse possível comprarem a nossa dignidade e deixarem-nos sem qualquer réstia de humanismo?
Como disse em Maio, quando da" inauguração "do blog: “A escola não é um mero destino, é, antes de tudo o mais, um espaço de reflexão, acção, lugar de desenvolvimento e aprendizagem, também ao nível da cidadania e esta não se aprende, pratica-se. Por isso, retomemos a reflexão sobre a escola e a educação em geral, sem rodeios, sem medos, admitindo um só e único rumo: O DO LIVRE PENSAMENTO. Partindo do pressuposto que, SER PROFESSOR VALE A PENA!
Conto convosco, meus amigos, com o vosso regresso, a vossa participação e leitura crítica, só assim poderemos avançar, só assim resistiremos, porque como diz, A.TUCCI, samurai dos tempos modernos:
“ Neste mundo apertado, sinuoso, interesseiro e ruim, onde o vil egoísmo campeia como verdadeiro rei do quotidiano, um grupo de pessoas desafia o seu poder, com o calor invencível da amizade, são os meus amigos.”
Para os que não verei nos tempos mais próximos, boa sorte e um grande abraço de solidariedade, para os outros, até amanhã!
Deixo-vos com Yann Thiersen, num extraordinário e inspirador som de piano. A “história”, isso é lá com a vossa imaginação…

2 comentários:

  1. Bom regresso, também para ti, companheiro.
    Vai ser um ano decisivo. Espero que caia toda esta orquestração " socialista".
    Sócrates, jamais, jamais!

    Um abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís,
    bem vindo e um excelente ano para ti (pessoal e profissional), acrescido com a esperança na mudança. Se não, lá estaremos...
    Um abração.

    ResponderEliminar