quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MILU, EM QUE PAÍS ANDAS TU ?

















"Vamos ter muitos alunos a ter aulas em contentores, muito trabalho naqueles monoblocos climatizados com óptimas condições, em muitos casos melhores do que eram as salas de aula. Isto dá uma dinâmica diferente às escolas que podem ter esperança de finalmente serem escolas do futuro".
Ministra da educação, in Jornal PÚBLICO de 10/set/2009.


Li, reli, não quero acreditar. Mudei de óculos, algo de estranho está a acontecer. Digam-me que não é verdade. Alguém está doido, alguém perdeu a cabeça. Aos contentores da 2ª guerra mundial instalados nas escolas chama a senhora ministra “monoblocos climatizados com óptimas condições”. Porque não experimentar as tendas de campismo, isso sim: O futuro; a grande inovação; o progresso imbatível, muito melhor que o Magalhães, leia-se computador magalhães. Os alunos podem trazê-las de casa, cada um terá a sua, da cor preferida, instalam-se nos pátios. Os professores de megafone em punho dão as suas aulas. Pode dispensar a maior parte deles, fica só com meia dúzia, os serventuários, os oportunistas e tachistas, com o cartão gold do partido socranete. Só têm que dizer:” Montem a tenda; instalem-se confortavelmente; liguem o magalhães; joguem; desliguem o computador; agora podem ir embora (tudo isto inspirado nos manuais de vigilância de exames.) Num ápice ultrapassaremos os 100% de sucesso.
A Europa falará de Portugal, o país nunca mais será a cauda ou a retaguarda, deixo isso ao seu critério. É melhor parar, senão os meus amigos e colegas pensam mesmo que pirei de vez, pois não, com uma ministra destas o que é que se espera?!
Leccionei, no ano lectivo anterior, nos caixotes, participei, sem saber, numa dinâmica diferente que dá às escolas a esperança de finalmente serem escolas do futuro.
Como é grande o meu orgulho, como é grande a minha revolta, como é grande a minha vontade de gritar: MILU ESTÁS DOIDA! TU E OS METRALHAS QUE TE ACOMPANHAM, SOIS COVEIROS DO SISTEMA EDUCATIVO. Espera-vos o caixote do lixo da história da educação.
Para não pensarem que inventei as palavras da ministra, eis o link do PÚBLICO.CLICA AQUI !

5 comentários:

  1. Sérgio !
    Quase não dá para acreditar como tu dizes. Esta gentalha, muito especialmente esta V. vai chatear-nos até ao fim. Arre, que é BURRA !

    Grande abraço,

    Filipe !

    ResponderEliminar
  2. Caro,
    Luís Sérgio !

    Isto é mesmo vergonhoso. Já não chegava o mal que nos tem feito , agora, até nos provoca. Provoca todos os que "dão aulas" naquelas barracas e todos os que as frequentam para aprender. Mas,como diz o colega do comentário anterior, a mulher ou é burra, ou uma ofensa aos burros.
    Abraço !

    ResponderEliminar
  3. Chegou via Email, do colega e amigo Óscar.

    Caro Luís,
    Realmente !! Esta não conhecia !
    É o máximo do ridículo !
    Que tal a “senhora” passar também a trabalhar num desses “monoblocos climatizados” ?
    Se é algo de tão moderno ...
    Está a ficar estúpida, a “senhora” !

    Um abraço,
    ÓSCAR !

    ResponderEliminar
  4. Luís Sérgio,
    Ontem foi realmente um dia muito especial e emocionante na minha carreira de professora não só pelo facto de ter sido o recomeço de mais um ano lectivo numa nova escola mas sobretudo porque tive o privilégio de leccionar pela 1ª vez uma aula de Francês de 90 mns num "monobloco climatizado" bem escondido atrás de um pavilhão.
    "Malgré tout" consegui sobreviver... Mas confesso que é uma sensação muito desconfortável e que em nada me parece melhor que algumas salas de aula por onde eu já passei, como anda por aí a apregoar uma certa "madame".
    Bjs.
    Sílvia

    ResponderEliminar
  5. Cara Sílvia !
    Bem-vinda ao "No coração da escola". De facto, só quem passa pelos "caixotes magalhães" compreende a verdadeira sensação de estar a viver o futuro da educação.

    Bj,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar