quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dia mundial do professor. Parte II.

Resposta do colega e amigo José Luís ao post do Dia Mundial do Professor.

"Recordar os nossos professores que nos marcaram pela positiva".



Caro amigo !

Como é bom rever a força de tantos professores espalhados pelas ruas de Lisboa. Impensável quando vai para 4 anos me aposentei. Fica um reconhecimento ao Governo Sócrates pelo péssimo desempenho relativamente à Educação. Lamenta-se que tanta arrogância sem dialogar com quem está no terreno fosse a inspiração para a união de uma classe. Tive o orgulho de ter sido mais um entre tantos a exprimir a indignação pública perante tanto atropelo à dignidade de quem trabalha com o futuro. Este só se projecta pelo saber estar com os jovens acrescentando valor a um país.
O Dia do Professor deve reflectir o sentir de uma classe essencial ao progresso de Portugal. Uma oportunidade para recordar os nossos professores que nos marcaram pela positiva enquanto alunos. Uma referência a Maria do Bom Sucesso, açoriana notável, minha professora de Liceu e colega de escola, pedagoga e sublime na arte de motivar quem sendo jovem sempre contou com o seu apoio incontestável. Uma outra referência Carlota Moniz Pereira, conselheira imprescindível do novato sempre em movimento, pelo exemplo de inovação e solidariedade.
Ao Agir pelo que permitiu concretizar do sonho descer até à realidade da Escola. A todos os colegas, empregados e alunos que fizeram história de como se pode dar a volta por cima sem magoar ninguém. Dignificou-se uma Escola com espírito de missão criadora e abrangente. Recordar no Dia do Professor uma obrigação cívica!
Um abraço ao Luís Sérgio pela tua visão ter permitido a este professor ter participado num projecto inesquecível!

José Luís Costa (Professor aposentado).

4 comentários:

  1. Caro “ Mestre “!
    Também eu e todos quantos contigo trabalhámos no AGIR, recordamos o professor José Luís como exemplo de empenho, dedicação e profissionalismo até ao último segundo de ligação à escola, ao projecto e ao ensino. Pessoalmente, recordo como algo muito bom os momentos que partilhámos, a tua vontade de mudar, o teu querer melhorar dignificando e educando para a vida. A tua visão positiva, a tua alegria contagiante e motivadora estão presentes cada vez que piso a sala de professores da PAN. A política nefasta, trituradora e fascista do ME “correu” contigo e outros bons professores que não esquecemos.
    Um abraço amigo e solidário,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Depoimento importante de quem sabe e sentiu a Escola. Diz bem o Luís Sérgio : " A política trituradora e fascista do ME correu com muitos destes bons colegas", na minha escola foram vários. Por isso, jamais esqueceremos Sócrates, O PINTO DE SOUSA .

    ResponderEliminar
  3. Mais uma verdadeira e pungente declaração sobre o sentir dos professores. Obrigado ao colega José Luís. Tal como o Sérgio, não esqueço os excelentes colegas que nos deixaram empurrados pelo fascista Sócrates.

    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Do Óscar Martins (via E-mail):

    Caro Luís Sérgio,
    Um testemunho que se nota sentido e com alguma nostalgia.
    Muito diferente do “eduquês” vazio que nos tem assolado.
    Um abraço,
    Óscar

    ResponderEliminar