quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Parabéns Miguel Real !

Parabéns Miguel Real !
Miguel Real , pseudónimo de Luís Martins, é escritor e professor ou se quiserem professor e escritor, entre muitos livros escreveu A Ministra, cuja personagem principal alguns relacionaram com uma sinistra senhora de má memória para os professores. Com o livro EDUARDO LOURENÇO e a cultura portuguesa acaba de ganhar o prémio Jacinto do Prado Coelho 2009.
"Neste livro com mais de 400 páginas é analisada a obra que Eduardo Lourenço produziu durante quase 50 anos (1949-1997). Em relevo, aparecem quatro distintos capítulos que o autor chama de “questões” (cultural, política, estética e filosófica). Do diálogo com a Europa, à afirmação da democracia, passando pela revolução na poesia e no romance, e pelas teorias filosóficas, nada parece faltar neste ensaio.
Além de um excelente professor universitário, que já leccionou nalgumas das melhores universidades da Europa, Eduardo Lourenço é essencialmente conhecido como ensaísta. Já escreveu milhares de páginas sobre a cultura e a literatura portuguesa. As suas brilhantes reflexões, algumas até muito polémicas, aproximaram-no de alguns pensadores e filósofos universais, e mereceram as maiores distinções atribuídas pelo nosso país. A obra é um deleite para o leitor que ama o seu país e a sua cultura. Se Miguel Real fosse inglês, seria certamente candidato ao Booker Prize pela obra já produzida."
Miguel Real
Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa
QuidNovi
Texto retirado do blog : novoslivros.blogspot.com

7 comentários:

  1. Mais uma vez, os meus parabéns ao Miguel Real. Eduardo Lourenço é uma figura incontornável da cultura portuguesa. Tive oportunidade de o conhecer (não pessoalmente, com pena minha) quando li o "Labirinto da Saudade" como obra de referência aquando da minha passagem pela Faculdade de Letras. Que obra... que visão de Portugal e dos portugueses... simplesmente notável.
    Por isso, e mais uma vez, só posso dar os parabéns ao Miguel pela homenagem que faz ao Eduardo Lourenço e pelo prémio que ganha!
    Quanto a ti, muito obrigado por fazeres divulgares esta divulgação.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns a Miguel Real, vou ler o que escreveu sobre Eduardo Lourenço!

    ResponderEliminar
  3. Não conheço o Miguel Real, mas os meus parabéns para ele, de certeza que este livro será uma das minhas prendas de Natal. Vou lê-lo com muita atenção. Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Pelo que conheço da obra do Miguel Real é um prémio mais do que justo. Obrigado pela divulgação não sabia da saída deste livro.

    Bj,

    Anabela M.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Miguel Real e parabéns pela divulgação. Prova-se que se deixarem os professores em paz, senão os escravizarem, se lhes deixarem algum tempo livre para a arte e para a cultura ganha toda a sociedade.

    ab,
    Professor

    ResponderEliminar
  6. Via Email, o Óscar Martins coloca-nos uma pergunta difícil :

    Caro Luís Sérgio,
    Mas quem é a tal “... sinistra senhora de má memória ...”
    Um abraço,
    Óscar

    ResponderEliminar
  7. Caro Óscar !
    Já nem me lembro de tal personagem, espero sinceramente que esteja bem enterrada no mais fundo do caixote do lixo da História da Educação.

    Grande abraço,

    Luís sérgio

    ResponderEliminar