sábado, 13 de fevereiro de 2010

MEDALHA DE MÉRITO



Ainda o (des)acordo...de 7 de Janeiro de 2010.

Porque é de uma elementar justiça reconhecer que nem todos os sindicatos e partidos se deixaram enganar pelo canto das “ sereias da 5 de Outubro", deixo a homenagem a quem sendo pequeno pensou grande. Deste modo, a medalha de mérito e honra ao nível dos sindicatos vai para o SEPLEU e ASPL . Nos partidos o grande destaque vai para o PCTP/MRPP, num comunicado divulgado, dia oito de Janeiro, na blogosfera, distingue-se na análise e conhecimento da realidade denunciando a farsa sindical.

3 comentários:

  1. Olá, caro Luís
    Mais uma vez, obrigado pela tua análise. Tal como já referi no post anterior, e agora o que fazer? Eu sei que não devemos cruzar os braços, mas torna-se particularmente complicado quando os sindicatos que representam a grande maioria dos professores dá o seu aval e assina o acordo. "Lutamos" de fora para dentro ou de dentro para fora? Torna-se difícil a 1ª opção. Então, não será melhor apostarmos no que já temos? Por exemplo, tendo em conta que o acesso aos 5º e 7º escalões está aberto com o Muito Bom e o Excelente, não será de apostar na sensibilização e interajuda para que o maior n.º possível de colegas obtenham esta classificação? Se calhar estou a ser demasiado optimista ou utópico!!! Pelo menos algo se conseguiu. Parece-me que a FENPROF se dispõe a continuar a lutar pelo que não se conseguiu, nomeadamente o roubo do tempo de serviço.
    Desculpa-me as minhas hesitações, mas de facto a situação parece estar demasiado legitimada, quer pelo ME quer pelos "maiores" sindicatos.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio !
    Fizeste bem divulgar quem foram as organizações que não se deixaram enganar. No meio destes oportunismos e interesses é bom que se saiba que nem todos se vendem. Respondendo ao colega João : devemos resistir de todas as formas possíveis e no momento oportuno voltar à rua, com sindicatos ou sem eles. A revolta continua.

    Grande abraço,

    ResponderEliminar
  3. Caros João e Filipe !

    Não vai ser fácil, mas como diz o Filipe : "temos de resistir de todas as formas ". de fora para dentro e de dentro para fora, o descontentamento continua nas escolas, é preciso pressionar os sindicatos, alertar, mobilizar os colegas para diferentes formas de luta que poderão ir da greve às manifestações de rua. Quando o "pessoal" se der conta que ficou quase tudo na mesma em matéria de avaliação e, não se fizer mais nada nas escolas senão avaliar, de certeza que a revolta rebenta de novo.
    A FENPROF acordou tarde para o roubo do tempo de serviço, foi uma das coisas que não salvaguardou no desacordo. Neste momento parece-me que nada destas coisas reverterá a nosso favor senão lutarmos de novo com força e visibilidade, quando é que isso acontecerá não sei, amanhã, depois, daqui alguns meses, veremos. Acredito que os Movimentos independentes e sindicatos que não foram em cantigas terão uma palavra a dizer.
    Como diz o povo :
    " Há mais marés que marinheiros".
    Os que assinaram agora, já se tinham entendido antes e depois foram levados pela maré. Acreditemos que a maré se vai levantar, por isso, acho que não podemos baixar os braços.

    Grande abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar