sábado, 10 de abril de 2010

Ilhas de Tirania



Descobri este texto no Blog do Octávio Gonçalves, tal como ele concordo em absoluto com Santana Castilho.
É preciso resistir , é preciso denunciar, é preciso lutar, isto não pode, não deve ficar assim.
Em declarações aotvi24.pt, Santana Castilho reitera o que já tinha escrito na coluna que assina no jornal «Público»: «as escolas foram-se transformando em locais de subjugação, de vivência dolorosa e inútil, pequenas ilhas de tirania».

Para ver texto completo CLICA AQUI !

8 comentários:

  1. "Vivemos numa sociedade de mercantilismo: mercantiliza-se a educação, a saúde, a justiça, etc.,etc.
    Como resultado sobressaem os valores mais negativos do ser humano: a inveja (em Portugal ainda parece ser maior!), a competição desenfreada, a mentira, enfim a medicriocidade.
    Não se valorizam os valores da integridade, da meritocracia, da colaboração, da afectividade, da verdade, enfim do altruísmo entre os seres humanos. No meio desta "selva", as profissões que estão mais ligadas intrísicamente aos valores humanos que acabei de citar são as que sofrem mais: professores, médicos, enfermeiros, psicológos, etc.
    Por isso não é de espantar os casos recentes de bullying nas escolas (ambientes cada vez mais violentos que reflectem a sociedade mercantilizada) assim como os casos "mudos" de assédio moral que existem por esse país fora ("mudos" por que ninguém tem a coragem de falar deles e que são muitos ,mas que o medo tanto cala .... por perder emprego, por cumplicidade, etc.)

    Em muitas instituições vai-se assistindo a uma maior competitividade entre as pessoas que vai corroendo como erva daninha as relações de afectividade que mantinham .
    Não é raro, em muitas escolas do ensino dito superior, quando se votam determinadas regras ou normas o facto de se votar em branco, que já é visto como um voto em contrário (para mim ainda é visto como uma não participação directa no que se vota e porque se vota). O votar em branco não compromete e não tira o emprego".

    2 de Abril de 2010 12:24

    Comentário retirado daqui:

    http://liberdadeuminho.blogspot.com/2010/02
    /o-assedio-moral-na-primeira-pessoa.html

    Infelizmente o assédio moral parece ser uma erva daninha, onde passa deixa sequelas que, muitas das vezes, não se vêem ...
    RS

    ResponderEliminar
  2. caro Luís Sérgio !
    Antes de mais, obrigado pela partilha deste documento. Como tudo isto é triste, mais uma vez, com a sua lucidez e capacidade de análise, Santana Castilho, tem razão, na verdade,esta " GALOPANTE DESUMANIZAÇÃO,PROMOVIDA POR DIRIGENTES SEM ALMA está a DESTRUIR A ESCOLA PÚBLICA". Até quando ?
    Bj,
    Professora NM

    PS. Gostei bastante do comentário anterior, de Rosa Silvestre.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís Sérgio
    Um dia nos iríamos cruzar, nem que seja na blogosfera!
    Parabéns pela resitência. Sigo-te e espero que visites também o meu BioTerra, e fiques fã!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Do Óscar Martins

    via email :

    Caro Luís Sérgio,


    A não ser honrosas excepções, cada vez mais parece ser a tendência.

    Uma tendência em que não passamos de números, destinados a produzir “números”.


    Um abraço,
    Óscar

    ResponderEliminar
  5. Cara Rosa Silvestre !

    Bem-vinda ao blog. Obrigada pelo excelente comentário e pela ligação que nos deixou.

    Cordiais saudações

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  6. Caro João Soares !

    A blogosfera tem , sem dúvida coisas boas e, esta possibilidade de me cruzar com pessoas que se preocupam com o mundo e , sobretudo, com o ser humano é excelente. Cruzar-me com pessoas assim deixa-me contente.E, neste caso, tal como em muitos outros a blogosfera pode levar-nos ao mundo real.
    Já fui espreitar o Bio Terra, gostei e fiquei fã!

    Abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  7. Caros David e Luís,

    Caro Luís,
    O conceito de escola a tempo inteiro é destinado aos alunos com pais ausentes e que não tem mais para onde ir depois da escola. O pior, é que este conceito além de minar a vida dos professores, condena centenas de alunos com actividades desportivas, artísticas e intelectuais a passar todas as manhãs e mais 3 tardes na escola, inviabilizando qualquer possibilidade séria de formação artística, desportiva ou intelectual para além da escola. É um conceito populista que cai facilmente no goto do povo, porque retira aos pais a responsabilidade de acompanhar os filhos, para atribuir essa mesma responsabilidade à escola; depositando-os durante umas boas oito horas, ou mais, naquele que ainda é um dos locais mais seguros do mundo.
    Já agora, a imprensa portou-se mal no caso da tese de bullying e suicídio do aluno de Vizela, agora que sabemos que nenhuma investigação comprovou nada do que foi dito. Já estamos habituados, desde 2005, em que se gastaram rios de tinta a falar do "arrastão" da praia de Carcavelos, que nunca aconteceu e do qual aguardamos ainda os desmentidos e a revelação das fontes.
    --

    José Semedo

    ResponderEliminar
  8. Caro José !

    Bem-vindo ao blog.

    levantas um problema importante o da escola a tempo inteiro, uma medida do socranete e que não passa de mais uma fraude, engana os tolos é verdade e transforma pela negativa a escola num imenso ATL.

    Abraço,

    Luís Sérgio

    ResponderEliminar