sábado, 5 de junho de 2010

As Vítimas do Senhor Reitor


Passado um ano de aplicação do “novo” Modelo de Gestão, precisamos de fazer uma avaliação séria e denunciar os desmandos e abusos de toda a ordem que esta forma de exercer o poder fomentou. Ao longo deste ano, muitos foram o Emails que fui recebendo de diversas escolas. Eu próprio conheço algumas situações de prepotência e perseguição. Enquanto não há tempo para uma avaliação rigorosa e exaustiva, aqui fica um escasso exemplo das vítimas desta forma de governar as escolas portuguesas. A iniciar este texto pus novo entre aspas, pois considero que este modelo imposto por Sócrates através da Milú de má memória foi recuperar o que de pior existia no modelo do Reitor de antes do 25 de Abril de 1974. E, por agora, mais não digo, façam o favor de ler o texto que se segue.
As vítimas do Senhor Reitor

Teresa – Trinta e tal anos de serviço, profissional competente, sempre
com grande desempenho e dedicação. O Reitor não gosta dela, sobretudo da sua maneira de vestir. Por isso é perseguida, anda exausta.
Isabel – Irreverente, pensadora, tem uma maneira muito própria de ver a escola, de pensar a educação, odeia” folclores”. O Reitor não a deixa em paz, humilhada, fala menos, pensa em desistir.
Rui – Doutorado em educação, amante de tudo o que é cultura, defende um ensino a sério, democrata de convicções profundas, anda revoltado com o que se passa na escola. O Reitor receia a sua inteligência e dedicação aos alunos, persegue-o e não o deixa respirar. Desistir é verbo que não conhece, mas está farto, fartíssimo.
Amélia – Mulher de armas, bonita e muito inteligente. Adorava dar aulas, estar com os alunos e ir para a escola. Anda triste, abatida, já não suporta tanta reunião iníqua e tantos dias extenuantes (passados na escola). Anda a ver se consegue mudar de profissão.
Nelson – Por natureza o resistente, resistir e indignar-se perante as injustiças está-lhe na “massa do sangue”. Vítima de toda a espécie de tropelias, não desiste, mesmo cansado diz que resistirá sempre.
Ismael – Sindicalista. Já não sabe o que fazer, nem que dizer. Já não acredita em nada, apesar de tudo vai lutando e vai apelando à resistência. Qualquer dia aposenta-se. Não está para aturar ditadores!
Ana – A pedagoga - já desistiu de tudo, espera a reforma. Acha que do ponto de vista do ensino, a escola é, cada vez mais, uma agremiação parasita, ociosa, fútil e sem estímulos. Detesta o Reitor que a persegue e chateia a cada momento.

E, para terminar, divirtam-se com este vídeo dos Trabalhadores do Comércio, realizado e divulgado em 1982. Fica a pergunta: Se fosse realizado , hoje, quem estaria amarrado à cadeira ?


10 comentários:

  1. Amigo e colega Luís Sérgio:

    A TIRANIA não anda por aí, mas que ela existe, lá isso existe! Ou antes, a TIRANIA anda por aí, mas ela "não existe"... legalmente, porque quem manda pode e quem pode manda!

    Claro que se os Trabalhadores do Comércio realizassem hoje o vídeo, quem estaria na cadeira era o Professor... mas tal como a criança, nós resistimos!

    Como me parece faltar um S (de Sócrates) no final porque existem várias TIRANIAS, isto faz-me lembrar aquela velha máxima filosófica;

    "A vida é uma soda" - Ass. Fócrates

    Parafraseando, deveria ser "a vida de Professor é uma soda" e poderia ser assinado pelo actual Fócrates!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Colega !
    Estamos entregues aos bichos que pensam que o poder é eterno, já se esqueceram que são professores, quem os ouve pensa que vivem noutro planeta. Alguns que eu conheço não passam de bestas selvagens.
    Felizmente a bicharada também se abate.

    Professor

    PS.
    ultimamente, não tenho deixado comentários, mas tenho lido todos os posts com atenção.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís, no contexto geral, infelizmente muitos de nós nos revemos em pelo menos uma das personagens... mas felizmente não tenho razões de queixa no que ao abuso de poder diz respeito na minha escola.
    De qualquer forma, o mais importante é lutarmos para que os princípios democráticos regressem ao modelo de gestão das escolas e agrupamentos.
    Parabéns pela inteligência na abordagem a este assunto e na utilização do velhinho vídeo que afinal é tão actual neste contexto. Se fosse eu a realizar este vídeoclip, sabia quem colocava naquela cadeira... e naõ era apenas um... e quem lhes dava no "focinho" era eu!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Sérgio !

    Finalmente, estava a ver que não falavas desta canalha. Tal como o João , felizmente, não tenho razão de queixa, mas na escola onde está a minha mulher há por lá um ditadorzeco do pior. Parece-me que também vai durar pouco, está a prazo devido à sua incompetência e malvadez.
    A vida de professor é uma soda, graças ao FDP do Fócratess ( vai com mais um s de ss). Temos que focratinar estes merdas. Temos de resistir.

    Gostei bastante do vídeo. Claro que se fosse hoje, quem estava preso na cadeira eram os professores. mas havemos de nos libertar e por nê-la os filhotes do Sócratess e, ai sim. DAR-LHES CABO DO FUCINHO !

    Grande abraço,
    Gostei muito deste post. Continua que isto só agora é que começa a aquecer.

    ResponderEliminar
  5. De todas as Teresas, Isabéis, Ruis, Amélias, Nelsons, Ismaéis e Anas, um grande obrigado. Todos se revêm, seguramente, nas tiranias que expões.
    Queremos uma escola diferente? Sim! Activa? Sim! Uma escola participada, com professores criativos e motivados? Sim, queremos! Uma escola atenta, integradora e inclusiva? Sim, queremos todas estas escolas e, principalmente, sabemos que é possível! E como dizia Kilpatrick, "Para quem acha que é possível conseguir melhor!"
    Um grande abraço
    Guida

    ResponderEliminar
  6. O mobbing é mais frequente do que se imagina. Para muitas pessoas ainda é tabu,o que vai de encontro ao que o agressor quer, por falta de informação, porque tem nessas pessoas, muitas vezes,uma ajuda silenciosa pela sua cumplicidade.

    Muita gente ainda está na lua!
    Lembrei-me desta canção que ouvia quando menina.
    Seguir link:http://www.youtube.com/watch?v=R1SGzVpe5R8&feature=related

    ResponderEliminar
  7. Caro Luís Sérgio !

    Muito, mas muito obrigado ! Revi-me naqueles colegas, na triste e difícil situação que vivemos em muitas das nossas escolas. Confesso que quase
    chorei de raiva e dor ao ler este post, o que me animou é saber que há pessoas como o Luís, capazes de resistir e de nos motivarem a resistir. Mais uma vez, muito obrigada por este post inteligente e de resistência. Acho que o vídeo completa muito bem o texto.

    Bjs

    Professora

    ResponderEliminar
  8. Caro colega !

    Obrigado pelo post, muito oportuno sentido e verdadeiro. O vídeo está uma delícia. Gostei também de todos os comentários, subscrevo tudo o que foi dito, mesmo que custe não nos podemos calar nem desistir. Força !
    Obrigado, mais uma vez,

    Anabela M.

    ResponderEliminar
  9. Caro Luis Sérgio,parabéns pelo post. Vou fazer um link

    ResponderEliminar