sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago


Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara
José Saramago

Os escritores não morrem.
Morreu José Saramago, mas a sua imaginação fica, a sua obra perdura, os livros e os sonhos que neles deixou continuam disponíveis. Acabou uma vida, outras tantas sobrevivem. Os poderes mágicos e encantatórios de “ Blimunda” de O Memorial do Convento continuam a viagem dos sonhos e continuarão a deliciar-nos.
Para lá das polémicas, das discordâncias, para lá de tudo … fica o desejo, o apelo, à filosofia, ao pensar, incrustados nas várias azinhagas da sua literatura. Leiam-no!

Declarações mais que actuais...

4 comentários:

  1. Os HOMENS não morrem, vivem nas suas obras ....

    “Não é verdade. A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: «Não há mais que ver», sabia que não era assim. O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já”.

    José Saramago, "Viagem a Portugal" - O Campo da Palavra, Lisboa 1995, p. 387.

    Abraço, RS.

    ResponderEliminar
  2. Cara Rosa Silvestre !
    Muito obrigado pelo comentário e, sobretudo, por recordar este excelente excerto.
    Ab,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís Sérgio:

    É mais uma perda de peso. Polémico mas inquebrável...

    Não partiu! Continua entre nós.

    Um abraçoa a todos...

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís !
    Acabei de ler CAIM, mais uma vez, polémico, mas só os grandes HOMENS são capazes de polémica. Um bom post para homenagem.
    O trecho de VIAGEM A PORTUGAL que nos trouxe R. Silvestre é fabuloso.

    Bjs,

    Professora

    ResponderEliminar