
Viajar leva-me à vida
Vivemos tempos conturbados na educação, tal como no resto da sociedade, tempos de alguma hesitação e medo. As salas de professores, em final de ano lectivo, mais parecem ”velórios”. Vejo desânimo, exaustão, desgaste, caras tristes e cansadas. Há luto oculto, há sofrimento, a tirania instala-se e adensa-se. O que mais me custa é o conformismo, a aceitação do inaceitável, custa-me ver homens e mulheres bons subjugados, por isso, lembrei-me de trazer à reflexão uma frase de Martin Luther King citada, nos últimos tempos, por alguns amigos:
“O que mais me preocupa não é o grupo violento, dos corruptos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons, dos honestos."
A República mês a mês - Encontros Saber Mais
Colóquio - Separação da Igreja e do Estado
15 de Julho, quinta-feira, pelas 18 horas
Lisboa, Paços do Concelho, Largo do Município, sala do antigo arquivo
Inserido na iniciativa” República Mês a Mês”, o historiador David Luna De Carvalho aborda o momento da laicização do estado e da sociedade, corporizado através da lei de separação do estado e da igreja de 20 de Abril de 1911 e de outros instrumentos legislativos e regulamentares. Reflecte-se ainda sobre o choque entre o clericalismo e o anti-clericalismo e o modo como essa situação terá contribuído para a queda da própria república.