terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Por uma gestão escolar democrática - nota final.


Foto : L.Sérgio. Aljube. A voz das vítimas.


“Há quem tenha medo que o medo acabe.”
Mia Couto
As escolas por força de um modelo de gestão autocrático e de cariz fascizante transformaram-se “em ilhas de tirania”, como escreveu o professor Santana Castilho. O agrupamento onde lecciono enquadra-se perfeitamente nesta declaração do professor Castilho, por isso, sendo eu um dos que mais resiste e um dos poucos que não se cala, nem se rende, continuando a defender as ideias que me parecem correctas e melhores para a educação, paguei, pago, essa ousadia, mas não me calo, nem abdico da defesa da razão, nem da liberdade de expressão pelas quais morreram e sofreram muitos homens e mulheres antes de mim. Se carácter tem um preço, estou disposto a pagar esse preço, mas jamais abdicarei da luta pela livre expressão das ideias, da democracia, e de uma Escola Democrática e Pública. É evidente que não lamento, nem receio, as prepotências, denuncio-as, acuso-as e lutarei pelo seu fim. Não serão os processos nem as multas que me calarão.
O processo seguirá noutras instâncias, por isso, nos próximos tempos, a não ser que algo inusitado o justifique, terminarão, por agora, os textos dedicados a este processo kafkiano.  De qualquer modo, não quero terminar sem deixar um aviso aos indiferentes, aos que pensam que estas coisas nunca são com eles, hoje foi o Luís, amanhã será o António, noutro dia a Maria e, um dia… acordais e só restam ondas, não há praia, não há “zonas de conforto”, nessa altura sereis pasto de tubarões e nada vos poderá valer.

4 comentários:

  1. Caro Luís:

    A solidariedade à tua volta foi notória. O grande problema dos resistentes não são os poucos solidários que existem, mas os muitos indiferentes e submissos que continuam a vegetar no nosso meio.

    Se há quem tenha medo que o medo acabe, há aqueles que têm medo de poder vir a ter medo...

    Como disse Stéphane Hessel, "resistir é criar". Crie-mos então, pois a sociedade só pode evoluir com criação.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Armando !
      A solidariedade dos colegas foi , é, um bom lenitivo. Os indiferentes são os escolhos que permitem que muitas coisa destas vão acontecendo, senão existisse tanta indiferença nas nossas escolas este modelo de gestão já tinha caído e com ele alguns dos tiranetes que o servem.
      grande abraço,
      Luís Sérgio

      Eliminar
  2. Sérgio !

    É bom que leves esta luta até ao fim. desejo sinceramente que se faça justiça, fará de certeza! Esse pulha deve levar uma punição exemplar. Temos que correr com porcaria desta das nossas escolas. Os indiferentes são umas coisas com que não vale a pena perder tempo, esses como diz o colega Armando limitam-se a vegetar.
    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe !
      Podes ficar descansado, esta luta irá até às últimas consequências.
      "Ser indiferente perante injustiças é estar do lado dos tiranos".
      Grande abraço,
      Luís Sérgio

      Eliminar