quinta-feira, 22 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
Fazer a greve geral - Para quê ?
De um grupo de professores de uma escola da Guarda, um forte e lúcido apelo à participação na greve geral de 22 de Março.
Com sublinhados da minha responsabilidade , aqui fica , leiam e divulguem.
FAZER A GREVE GERAL – PARA QUê?
Muitas e muitos colegas se interrogam sobre a utilidade de participar na greve geral do próximo dia 22 de Março. “Vale a pena perder um dia de ordenado se tudo ficar na mesma?”.
Mas se a greve geral cumprir o objectivo de parar as empresas, os serviços, as escolas e o país, nada ficará na mesma após a sua realização. Os trabalhadores e o povo terão ganho uma enorme capacidade para construir uma alternativa ao abismo em que se está a afundar Portugal e à desgraça para que se está a empurrar a maioria da população portuguesa.
Tal como o anterior, o governo actual é um mero instrumento dos interesses do imperialismo germânico e das grandes instituições financeiras, representados pela tróica. Como tal, nunca fará nada que não seja destruir a capacidade produtiva do país e respectivos postos de trabalho, assim como roubar continuamente os ordenados e impostos de quem trabalha, canalizando-os directamente para os bancos, os grandes grupos económicos e seus serventuários.
No caso da educação e das escolas, o actual governo nunca tomará nenhuma medida que não signifique o despedimento de professores e funcionários, o roubo nos seus ordenados, o aumento do tempo de trabalho, a degradação das condições de ensino/aprendizagem e o favorecimento permanente dos interesses empresariais privados que apostam na exploração lucrativa da indústria educativa.
O governo Coelho/Portas e o ministério de Nuno Crato jamais mudarão de políticas. Porque assim é, o povo português e a comunidade educativa devem apontar-lhes o caminho da rua. E quanto mais depressa melhor, porque menores serão os custos e os sacrifícios. A greve geral de 22 de Março deve ser um passo decisivo para alcançar esse objectivo. A mobilização e a força que são necessárias para derrubar o governo e expulsar a tróica, são as mesmas que permitirão formar um governo alternativo, democrático e patriótico.
A primeira medida que um novo governo deve tomar é a de recusar o pagamento da dívida pública. A uma comissão independente e credível caberá fazer a auditoria da dívida e apontar os responsáveis pelos escândalos que a mesma representa. Se bandos de malfeitores se serviram do governo e das empresas públicas para se apoderarem e entregarem aos bancos os rendimentos e as riquezas do país, porque havemos de ser nós a pagar essas malfeitorias?
Colegas:
Por todas as razões e mais uma, é importante participar na próxima greve geral. É importante manifestar o nosso descontentamento, mas sobretudo é importante dizer, alto e bom som, que não desistimos de Portugal e da esperança de construir um país mais justo, mais democrático, mais soberano e mais fraterno.
NO PRÓXIMO DIA 22 DE MARÇO,
VAMOS TODOS PARTICIPAR NA GREVE GERAL!

terça-feira, 13 de março de 2012
Basta !
Recebi de dois colegas, apelos à greve geral, que com todo o prazer divulgo. A divulgação destes documentos, nomeadamente, o texto escrito, parecem-me muito importantes para a mobilização dos professores.
Leiam, vejam e divulguem, que ninguém fique fora desta luta. É preciso dizer basta!
Colega!
Ø Se queres defender o teu posto de trabalho;
Ø Se não queres ver cair o teu rendimento até níveis de pobreza;
Ø Se queres garantir uma reforma decente e com direitos;
Ø Se queres recuperar as condições e a dignidade necessárias ao exercício da profissão de professor/a;
Ø Se o teu sentido de cidadania e de patriotismo te impele a dizer “Basta!” ao definhar da democracia e da independência de Portugal:
LUTA PELOS TEUS DIREITOS!
EXERCE O TEU DEVER DE CIDADANIA!
PARTICIPA NA GREVE GERAL NACIONAL DE 22 DE MARÇO !
PARTICIPA NA GREVE GERAL NACIONAL DE 22 DE MARÇO !
quarta-feira, 7 de março de 2012
Memória
Subscrever:
Mensagens (Atom)