domingo, 13 de maio de 2012

Obsessão de Poltrona


Obsessão de Poltrona

Ando a reler um livro de Joaquín Lorente, a dado momento, faz uma reflexão sobre o poder e o exercício do poder nas empresas e na sociedade em geral. Lembrei-me da escola, da “nossa” querida e amada escola, a quem tudo o que ele escreve se aplica. Mais, infelizmente, o que abaixo transcrevo aplica-se a quase toda a gestão portuguesa, da mais baixa à mais alta, aqui fica:
“ Tem-no à sua frente, puxando dos seus galões e de corpo presente, a três metros de distância. Está à cabeceira da grande mesa de reuniões e faz muito mais do que presidir à reunião: controla-a, manipula-a à sua vontade, decreta, antevê, promove, destrói, exalta-se, ouve-se a si próprio, ouve-se a si próprio, ouve-se a si próprio…Contradizê-lo é um ataque mesquinho, discutir com ele é um bilhete de incineração laboral…porque ele sabe tudo, intui, controla e decide. Conheci alguns desses passarões burros. Padecem de uma doença chamada “obsessão de poltrona”.(…) O seu grande interesse concentra-se em aquecer e chocar os seus próprios ovos: em servir-se da poltrona em vez de servir a poltrona. (…)
     Chegará o dia em que a democracia, para nosso e seu próprio bem, será reformulada: temos de torná-la mais democrática, fazer descer dos pedestais certos bonzos. “
Desculpem-me a longa citação, mas, não podia passar sem partilhar com os meus amigos e leitores toda a verdade deste excerto. Toda a denúncia da negação da democracia, da participação, do humanismo. E será que isto tem alguma coisa a ver com a ausência de uma Gestão Escolar Democrática?
PS
Os sublinhados da citação são da minha responsabilidade

4 comentários:

  1. Caro colega ,E será que isto tem a ver com alguém que infelizmente conheço bem.Um palhaço de trazer por casa, abusador de poder, um bonzo sem caráter.

    Abraço amigo,
    P. Miguel

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís, é urgente democratizar a atual democracia! Mas enquanto houver passarões burros, tal não será possível...

    Logo, há que tirar os passarões do poleiro. Como? Se são burros, deixando de lhes dar palha!

    Abração!

    Mensagem para o Pedro Miguel: obrigado por seguir o meu blog. "Bora lá" um comentáriozito! Abração.

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís
    Infelizmente, andam muitos por aí.
    Felizmente conheço poucos pessoalmente.
    Duvido que sejam alguma vez classificados como espécie em vias de extinção e o que choca mais é a gula que têm pelo "poderzinho", para se sentirem "grandes" como outros destes e de outros tempos.
    No meu modesto entender, só há uma solução para lidar com eles... procurar minimizar-lhes o poder pelo desprezo, quando tal é possível.
    Grande abraço e mais uma vez muito obrigado pelas tuas partilhas.

    ResponderEliminar
  4. Querido amigo!
    Obrigado por mais um excelente texto, o problema é a gestão autocrática, ditatorial e doentia. Já li o texto 3 ou 4 vezes, mas isto é mesmo verdade! Conheço algumas coisas assim, pensei neles e nelas, foi como ver umas fotografias.
    Bjs
    Professora

    ResponderEliminar