quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Delenda est Crato !


“ O tirano”, título de mais uma excelente e demolidora crónica do Professor Santana Castilho, publicada hoje no jornal público.

 Obrigatório ler, reler, divulgar, pensar e AGIR !

Escreve S. Castilho:

Nuno Crato, o tirano. Tanta ignorância, técnica e política, tamanha crueldade moral exercida sobre os docentes, surpreendem os mais treinados.
Terão sido mais de 40 mil, que aguentaram horas e horas de atalaia a uma aplicação informática que lhes fazia continuadamente o que os professores, desunidos, já deviam ter feito ao tirano: um continuado manguito.
O que se passa com uma classe inteira, que assim é espezinhada e não consegue pôr cobro a tamanha sucessão de nunca vistos, resta campo para investigação futura.
Qualquer tirano sabe que, vendido o inferno ardente, o purgatório passa por paraíso.
… 8 mil milhões que se sublimaram sem rasto na canalhice do BPN foram pagos por todos, embora, esses sim, só dissessem respeito a privados, pouquíssimos privados.
Nenhuma circunstância permite a um político maltratar pessoas. Mas Nuno Crato ofendeu a dignidade profissional de milhares de professores. Fez sofrer inutilmente as suas famílias. Ultrajou o trabalho dos que preparavam o ano-lectivo. Tratou grosseiramente o interesse da escola pública, dos pais e das crianças. As duas últimas semanas foram devastadoras e trouxeram-nos uma prática governativa mais perversa e iníqua que a pior do pior tempo de Maria de Lurdes Rodrigues. "

Vai-te embora ó (in) Crato e leva o Coelho!
Será preciso mais ou esperaremos que seja tarde demais?
Quando já não houver professores?
Esperamos pelo vagão que levará muitos ao crematório?
Será que a cidadania e luta são só para os livros?
Os outros que façam?
? ? ? ?

1 comentário:

  1. José Gil, na revista "Visão" de hoje, na página 22, escreve:

    "A escola de hoje não ensina nem forma. Incrusta estratos de «competências» em alunos que se querem bem formatados. E isto, em grande parte, não só porque não há dinheiro, mas porque não se denuncia a torção objetivamente perversa do modo como, à escala microscópica e burocrática, se aplicam diretivas, regras de avaliação, pseudo-autonomias das escolas..."

    Quais os motivos? Por culpa de quem?

    TÁ TUDO DITO...

    Grande abraço!

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