sexta-feira, 26 de outubro de 2012

E pur si muove !


E pur si muove !



De acordo com o decreto-lei 75/2008, o Conselho Geral  é o órgão de topo da administração e gestão dos agrupamentos e escolas não agrupadas. No mesmo decreto – lei, artigo 11º, nº1, refere-se o seguinte:
 " O conselho geral é o órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Das suas competências, artigo 13º, do decreto citado anteriormente, destacam-se: a eleição do director e o acompanhar a acção dos demais órgãos de administração e gestão." 
As competências enunciadas são suficientemente esclarecedoras para percebermos a importância estratégica (muitas vezes, menosprezada) deste órgão. Por isso, a apresentação de listas a este Conselho, não pode, não deve ser vista como um ritual, como o cumprir de mais uma tarefa, ou como um simples desejo de estar presente. Concorrer ao Conselho Geral implica estar consciente da sua missão, ter ideias claras sobre o que se quer ou não quer para o agrupamento ou escola; impõe sair da zona de conforto pessoal e correr riscos de, sempre que for caso disso, discordar sem medo do poder ou dos poderes, impõe espíritos livres, capazes de pensar e decidir sem qualquer constrangimento, muito menos sujeitarem-se a qualquer tipo de coação. Só homens e mulheres desta estirpe dão garantia de que é possível, mesmo nas actuais circunstâncias, construir uma escola, um agrupamento de Rosto Humano, onde o Respeito pela Dignidade Pessoal e Profissional dos Professores será algo tão natural como o ar que respiramos.
Por estes dias, estão a decorrer as eleições para o Conselho Geral Transitório do agrupamento a que pertenço (agora mega). Com muita honra integro uma lista que, definiu clara e objetivamente as suas consignas, os seus princípios, deixou muito claro ao que vem e o que quer. São mulheres e homens que já provaram possuir no seu ADN os valores e o carácter que referi nos parágrafos anteriores.
É verdade que existem noutras listas colegas que merecem todo o respeito pessoal e profissional, amigos que respeito e admiro, partilham connosco ideias e valores, por distração, por falta de tempo, por razões que não importa agora, não pudemos concertar estratégias, sabemos que podemos contar com eles, isso é o mais importante. Mas, nas actuais circunstâncias, no tempo e momento que vivemos e viveremos, no agrupamento, precisamos de decidir sem medo, em consciência, sem restrições ou vazios de política educativa, para isso, é fundamental votar lista B!
Dar força aos princípios e valores que defende, reforçar massivamente e significativamente, a ideia de que queremos um agrupamento de Rosto Humano.

3 comentários:

  1. Luís Sérgio, fantástico o "sabemos que podemos contar com eles, isso é o mais importante" mesmo sendo adversários!

    Assim se constrói o respeito mútuo, assim se dá mostra de valores.

    Felicidades para a tua lista, porque os agrupamentos precisam de Rostos Humanos... e não de rastos humanos!

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  2. Companheiro, grande amigo,mais uma vez na luta. Só podia ser, como dizes ,o teu ADN não te deixa ficar de fora. Boa sorte, Grande abraço de solidariedade.
    Filipe
    PS
    Que os teus colegas , nossos colegas saibam realmente escolher , e ver quem está na luta porque acredita tem ideias firmes, ou que está para se aproveitar, individual e mesquinhamente.

    ResponderEliminar
  3. Luís Sérgio,
    Obrigada ! Lá estaremos para humanizar o que deve ser humanizado. É muito reconfortante contar contigo.
    Beijinhos,
    Professora

    ResponderEliminar