sábado, 8 de junho de 2013

Os Palhaços e a crise.

Retirada do blogue : Diário Metafísico
 


Os Palhaços e a crise.
Os palhaços e a crise ou da crise dos palhaços ou de como os palhaços sofrem com a crise. Apesar da chuva, do 13 de maio e de outros milagres que não contemplam o povo. Vou falar-vos de palhaços, sim dos verdadeiros, não dos petulantes e dos que por imagem metafórica se vão associando, nada de sentidos figurados, de segundas interpretações, o palhaço de que vos quero falar é, segundo o dicionário: personagem cómica e burlesca de circo que diverte o público com facécias , anedotas, etc. Este de que vos falarei não usa a “palheta” para enganar o povo. É verdadeiro e leal, é um pobre e triste palhaço que a crise de outros atirou tristemente, irremediavelmente, para a valeta da vida, às esmolas, sem sorriso e sem pão. Nada, mas nada, tem a ver com outros a quem erradamente chamam palhaços, tais outros e outras são bem piores, são personagens do mais funesto filme de terror, por isso, chamar-lhes: Arlequins; saltimbancos; bobos ou mesmo palhaços a ofensa é sempre para estes últimos, os genuínos, os profissionais sinceros que desde menino aprendi a admirar e respeitar.
A que propósito vem toda esta atividade circense é coisa que vereis e me tocou. Tudo isto que vos parece metafísico, é, infelizmente, muito real. Quem dera não fosse, e os verdadeiros palhaços pobres fossem mesmo os outros, os indigentes que nos gozam e desgovernam.
Vamos então à história, um dos vários blogues que sigo e leio com atenção, é o DIÁRIO METAFÍSICO, da jornalista Ana Catarina Santos. Bem escrito, temas diversificados. Lê-se com prazer e não cansa. No dia 21 de maio, vi e li por lá um “post” intitulado : “Palhaços, eles” que me sensibilizou e me fez pensar nos tempos que correm, na falta que faz muita coisa e nesta coisa tocante, triste, da austeridade, a bruta austeridade, dos canalhas obrigar um palhaço a mendigar um sorriso. Mas, por favor, leiam e comovam-se como eu me comovi quando pela primeira vez li o artigo. Ali sim, vi uma metáfora, das melhores e mais tristes sobre os BRUTOS que governam o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário