sábado, 16 de janeiro de 2010

VOZES SEM DONO

Vozes sem dono
O Conselho geral é o órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do nº4 do artigo 48da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Decreto - lei 75/2008 de 22 de Abril.

Sem qualquer ilusão quanto ao Modelo de Gestão das Escolas em vigor, e que em meu entender deve ser rapidamente substituído. Decorrerão (tardiamente, diga-se de passagem e ao arrepio da legislação em vigor), dia dezanove, de Janeiro, terça-feira, as eleições para o Conselho Geral do Ag.Es. P.A.Neto. Pelos vistos serão muito concorridas, a avaliar pelo número de listas concorrentes: quatro. Sinal ,francamente positivo, de desejo de participação e intervenção. Neste modelo anti-democrático de gestão este é, recorde-se, o único momento em que os professores podem de alguma forma decidir dos seus destinos.
Esta eleição reveste-se de capital importância para o corpo docente, na medida, que dela sairão os seus representantes para o CGT do agrupamento nos próximos tempos. Por isso, importa escolher, votar, de uma forma consciente esclarecida e determinada. Das listas em confronto há duas que me merecem especial carinho e atenção: a C e D, revejo-me em especial na C, lista que encabeço, mas olho para estas duas equipas de igual modo. Vejo nelas profissionais competentes, interessados, VOZES SEM DONO, insubmissas, e sem medo, que sempre se bateram por uma escola pública, democrática e de qualidade.
Embora não esteja mandatado para falar por estas duas equipas, mas, pelo que conheço de cada um e de todos os elementos estou convicto que partilham comigo alguns dos princípios que me levaram a participar numa lista, são eles:

O enorme apreço pela comunidade educativa do agrupamento; o respeito pela história e cultura desta instituição; o conhecimento da realidade escolar e profissional; o desejo de contribuir para a superação de problemas; acreditando nas pessoas que servem o agrupamento, respeitando-as e dando-lhes voz.
Acredito ainda que poderemos contribuir para uma escola melhor, com bem-estar para professores e demais intervenientes, pugnando por um agrupamento onde se desenvolvam as convicções democráticas, sobretudo a participação na decisão, princípio básico da democracia. Participação que não se limite ao direito de voto, mas alargada ao diálogo permanente, ao debate aberto, ao controlo das decisões e à capacidade e crítica efectiva.
Por isso, independentemente do apreço profissional e pessoal (muito sincero) que nutro por alguns elementos das outras listas, a escolha dos professores do Ag E, P.A.Neto deve recair massivamente nas listas C e D, por que só elas dão garantia de uma vigilância democrática que respeite os direitos e as pessoas.

Decreto-lei nº 75/2008 de 22 de Abril ( texto completo), conferir artigo 13º, Competências do Conselho Geral (CLICA AQUI!)

O CAMINHO FAZ-SE ENTRE O ALVO E A SETA .
Quem me leva os meus fantasmas ? Quem me salva desta espada, e me diz onde é a estrada?

5 comentários:

  1. Grande amigo e companheiro !

    Espero sinceramente que as " Vozes sem dono" de que muito justamente fazes parte vençam esta batalha, cada vez mais precisamos que sejam estas vozes a falar nas escolas.

    Grande abraço,

    Filipe

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Sérgio:

    Ainda bem que existem "Vozes sem dono" que não são funcionários da esperança.

    Como disse o José Fanha

    "os funcionários da esperança
    têm pontaria torta,
    não lhes interessa acertar,
    a eles só importa
    o ritual de apontar."

    Apontem e acertem...

    Um grande abraço

    Armando inocentes

    ResponderEliminar
  3. Luís Sérgio !

    Boa sorte ! Que tudo corra bem.

    Anabela M.

    ResponderEliminar
  4. Que as vozes sem dono não se calem nem se rendam.

    FORÇA !

    Professora

    ResponderEliminar
  5. Caros amigo(a)s!

    Obrigado, pelo vosso apoio.

    abraços,
    Luís Sérgio

    ResponderEliminar