quinta-feira, 10 de março de 2011

Que ninguém falte !

Em 12 de Março, os professores e educadores estarão em luta na defesa da Qualidade na Educação e no Ensino, das condições de trabalho nas escolas, do emprego, dos salários, dos direitos e, de uma forma geral, da Escola Pública.

“ Nunca, como hoje, foram tantas e tão graves as medidas impostas às escolas e aos professores. Nunca, como hoje, a Escola Pública foi tão posta em causa. Nunca, como hoje, a Educação de qualidade correu tantos riscos. Nunca, como hoje, os professores e educadores foram tão atacados nos seus direitos, na sua carreira, nos seus salários, na sua profissionalidade. Por estas razões, a contestação sente-se cada vez mais forte nas escolas, sendo certo que, em 12 de Março, se traduzirá num primeiro momento de regresso à rua de milhares de docentes que, após o plenário no Campo Pequeno, se dirigirão para o Ministério da Educação, manifestando-se aí contra estas medidas, estas políticas e os políticos que as decidem e aplicam!”

Síntese do manifesto da plataforma sindical

Modelo de Gestão.

Estranhamente, no manifesto da plataforma sindical divulgado em post anterior, não há uma única linha sobre o Modelo de Gestão Fascizante que aterroriza muitas das nossas escolas. Terá sido esquecimento, ou já se abandonou esta reivindicação? Desligar a contestação à avaliação da luta pela substituição de tal modelo é um erro grave, e, revela no mínimo incompreensão total sobre a espinha dorsal em que assenta a estratégia de dominação e destruição dos direitos dos professores. É preciso recuperar esta consigna, temos de reescrevê-la na nossa luta e recordá-la aos sindicatos.


2 comentários:

  1. Caro Luís Sérgio:

    Que ninguém falte! Mas há condicionantes... Gostaria de estar presente, vou "estar presente em espírito"... porque pessoalmente não poderei ir, mas vou estar representado!

    Um abraço!

    ResponderEliminar