terça-feira, 20 de março de 2012

Fazer a greve geral - Para quê ?


De um grupo de professores de uma escola da Guarda, um forte e lúcido apelo à participação na greve geral de 22 de Março.
 Com sublinhados da minha responsabilidade , aqui fica , leiam e divulguem. 

FAZER A GREVE GERAL – PARA QUê?
Muitas e muitos colegas se interrogam sobre a utilidade de participar na greve geral do próximo dia 22 de Março. “Vale a pena perder um dia de ordenado se tudo ficar na mesma?”.
Mas se a greve geral cumprir o objectivo de parar as empresas, os serviços, as escolas e o país, nada ficará na mesma após a sua realização. Os trabalhadores e o povo terão ganho uma enorme capacidade para construir uma alternativa ao abismo em que se está a afundar Portugal e à desgraça para que se está a empurrar a maioria da população portuguesa.
Tal como o anterior, o governo actual é um mero instrumento dos interesses do imperialismo germânico e das grandes instituições financeiras, representados pela tróica. Como tal, nunca fará nada que não seja destruir a capacidade produtiva do país e respectivos postos de trabalho, assim como roubar continuamente os ordenados e impostos de quem trabalha, canalizando-os directamente para os bancos, os grandes grupos económicos e seus serventuários.
No caso da educação e das escolas, o actual governo nunca tomará nenhuma medida que não signifique o despedimento de professores e funcionários, o roubo nos seus ordenados, o aumento do tempo de trabalho, a degradação das condições de ensino/aprendizagem e o favorecimento permanente dos interesses empresariais privados que apostam na exploração lucrativa da indústria educativa.
O governo Coelho/Portas e o ministério de Nuno Crato jamais mudarão de políticas. Porque assim é, o povo português e a comunidade educativa devem apontar-lhes o caminho da rua. E quanto mais depressa melhor, porque menores serão os custos e os sacrifícios. A greve geral de 22 de Março deve ser um passo decisivo para alcançar esse objectivo. A mobilização e a força que são necessárias para derrubar o governo e expulsar a tróica, são as mesmas que permitirão formar um governo alternativo, democrático e patriótico.
A primeira medida que um novo governo deve tomar é a de recusar o pagamento da dívida pública. A uma comissão independente e credível caberá fazer a auditoria da dívida e apontar os responsáveis pelos escândalos que a mesma representa. Se bandos de malfeitores se serviram do governo e das empresas públicas para se apoderarem e entregarem aos bancos os rendimentos e as riquezas do país, porque havemos de ser nós a pagar essas malfeitorias?
Colegas:
Por todas as razões e mais uma, é importante participar na próxima greve geral. É importante manifestar o nosso descontentamento, mas sobretudo é importante dizer, alto e bom som, que não desistimos de Portugal e da esperança de construir um país mais justo, mais democrático, mais soberano e mais fraterno.
NO PRÓXIMO DIA 22 DE MARÇO,
 VAMOS TODOS PARTICIPAR NA GREVE GERAL!

7 comentários:

  1. Caro Luís Sérgio !
    Obrigado pela partilha. Documento muito bom, concordo com ele na totalidade, vou divulgar aos meus contactos.
    Só não está disponível para "ganhar um ordenado "quem for egoísta ou de todo palerma para acreditar nesta cambada de gatunos.
    Vou manifestar o meu descontentamento, nesta e em todas as greves,manifestações et,
    Os desculpados, os que pela indigência mental só arranjam desculpas não contam. São os campónios deslumbrados que um dia se viram com algum dinheiro no bolso e só pensam neles próprios.

    Grande abraço e muita força.
    José F.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente .
    Encontramo-nos na greve.
    abraço,
    Pedro Miguel

    ResponderEliminar
  3. Grande companheiro !
    Obrigado pela divulgação. Em primeiro lugar, parabéns aos colegas da Guarda. Congratulo-me que o frio não tenha congelado a cabeça dos nossos colegas, muito pelo contrário. Texto excelente e que diz tudo. Concordo inteiramente, pena a internet, não reproduzir palmas, pois este documento merece um grande aplauso.
    " Se bandos de malfeitores se serviram do governo", porquê pagarmos nós a crise, para o merdoso do Sócrates se passear à nossa custa por Paris.
    Somos governados por ladrões e Filhos-da-Puta e ainda temos colegas com receio de fazer greve. Só com um cajado. também já digo :Quem me dera ser pastor.

    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Fazer greve? Para quê?

    Depois de ler os comentários anteriores está dada a resposta.

    Só em Portugal não se responsabilizam os irresponsáveis.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Chegou por correio electrónico:
    Caro Luís Sérgio,

    Obrigado, na parte que nos toca, pela divulgação do documento. Tem sido uma luta dura, aqui nas escolas da Guarda, para pôr os colegas a debater e a fazer a greve geral. Há uma boa aceitação dos textos e eles criam sem dúvida o ambiente propício a que, num futuro breve, possa haver uma mobilização mais ampla do que a que existe hoje. É muito importante a força do exemplo de luta que o sector mais avançado souber dar. O ministro Crato já está fortemente isolado. É preciso uma direcção política para mobilizar os professores (e os alunos, e os pais...) para o derrubar. Esta corrente está em marcha e é a herdeira natural do grande movimento de luta dos professores, de 2008/2009. Os motivos são agora ainda mais fortes do que antes. É preciso defender a escola pública e os nossos direitos, e é preciso também defender o país que trabalha, que sofre e que luta. Já chega! Já não aguentamos mais! Queremos um futuro melhor, para nós e para os nossos filhos!
    Um grande abraço,
    Leopoldo Mesquita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leopoldo !
      Não têm que agradecer. Divulguei com todo o prazer um texto que me pareceu importante para a mobilização dos professores para a greve geral.
      Fico contente por saber que da Guarda sopram bons e fortes ventos.

      Grande abraço de solidário para ti e restantes colegas,
      Luís Sérgio

      Eliminar
  6. Tapada das Mercês: DUAS Escolas do 1º Ciclo encerradas...

    ResponderEliminar