quinta-feira, 23 de maio de 2013

Agora ou nunca.


Um grito de revolta, de alerta, em forma de texto, assim leio e interpreto a excelente crónica do professor Santana Castilho, publicada ontem no jornal Público.
Aos professores restam duas alternativas: Lutar para vencer ou ajoelhar e tornarem-se miseráveis e indignos para sempre. ESCOLHAM!
O país não está só em recessão e depressão. Parece gerido a partir de uma nave de loucos.

Mal foi anunciada a greve dos professores, surgiram, cândidos, dois discursos: o dos que a condicionam a não perturbar a tranquilidade do chá das cinco e o dos que só militam na solução que nunca é proposta. Aos primeiros, é curioso vê-los invocar o direito de uns, com as botas cardadas calcando os direitos dos outros. Aos segundos, repito o que em tempos aqui escrevi: os professores sabem, têm a obrigação de saber, que todo o poder só se constrói sobre o consentimento dos que obedecem. Quando vos tocarem à porta, não se queixem!  Crónica de Santana Castilho, PÚBLICO,22/05/2013

1 comentário:

  1. Caro companheiro, uma excelente crónica tens razão. Obrigado pela partilha.Lutaremos, temos de dar tudo não hesitar, " a nave dos loucos" ao serviço do pior dos capitalismos tem de ir abaixo.
    Grande abraço,
    FILIPE

    ResponderEliminar