sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espelho


Velhos
A Segurança Social estima que sejam já 25 mil os idosos em risco e sem apoio, num universo de quase 400 mil pessoas com mais de 65 anos que vivem sozinhas em Portugal, refere o Diário de Notícias na edição de hoje.
Que sociedade, que mundo, que homens andamos a ensinar, formar? Afinal, quais são os valores que prevalecem ? Fala-se tanto do “stress dos mercados “, que tudo e todos subjuga e domina. Hominiza-se, humaniza-se o mercado, o dinheiro, subvertendo todos os valores, esquecendo os VERDADEIROS HOMENS e MULHERES que, cada vez mais, na MAIOR DAS INDIFERENÇAS vão morrendo sozinhos, desprezados e esquecidos.
“Será que ainda conseguimos distinguir o que tem ou não valor?”


3 comentários:

  1. Caro Luís:

    Para uma metade de formadores que formam com valores há outra metade que desforma.

    Claro que ainda conseguimos distinguir o que tem ou não tem valor - mas atualmente os valores estão em mudança - e duas das coisas que possuem valor hoje em dia são o dinheiro e o poder.

    Antigamente dizia-se "querer é poder". Hoje este ditado mudou : poder é querer - quem pode manda e os outros que obedeçam...

    A preocupação com os idosos deveria ser a mesma que com as crianças e os desempregados. Mas o que se vê? Ainda esta semana mais cinco ou seis reformas acima dos 2000 €. Corta-se em tudo menos nas nomeações, nas idas lá fora (para que serve a video-conferência?), nas grandes jantaradas...

    Penso que não deveremos estar mais preocupados com que mundo vamos deixar aos nossos filhos. Deveremos é estar preocupados com QUE FILHOS VAMOS DEIXAR A ESTE MUNDO!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Estimado amigo, as pessoas com quem mais poderíamos e deveríamos aprender sobre a vida são as pessoas que estão a ser colocadas à margem desta (não)vida que testemunhamos a cada dia que passa. O Gandhi afirmava que se podia medir a fibra moral de uma nação pela forma como tratava os animais. Pois bem, há que medi-la também pela forma como trata os seus idosos, especialmente quando os trata...como animais!

    ResponderEliminar
  3. Grande companheiro !

    Não precisavamos de mais nada para sabermos como esta sociedade é uma m....Quem trata assim os mais velhos não merece consideração. Os pulhas que mandam e decidem querem correr com todos os "velhos" não só da sociedade, podem morrer aos 70, mas , mais que tudo afastá-los dos locais de trabalho , sejam escolas, fábricas, bancos , hospitais etc, não lhes interessa a experiência, preferem, adoram, gente escrava e dócil. Como eu os entendo, como os odeio. Poucos estão a dominar muitos, pela indiferença, pela estupidez, sim por estupidez, quem alimenta estes bandidos, quem os apoia ?
    Grande abraço,
    Filipe

    ResponderEliminar