domingo, 23 de novembro de 2014

A água e o vaso.



Maus tratos/ Violência ( Bullying)na Escola – Uma questão de organização.

Texto 2.

A água e o vaso

A água toma sempre a forma do vaso.”
Provérbio japonês

            N a verdade, segundo a abundante literatura da especialidade, os factores organizacionais da escola e a cultura da escola, das escolas, poderão propiciar o desenvolvimento de comportamentos de Bullying ,  De entre os factores ambientais que  facilitam/influenciam  o desenvolvimento deste tipo de violência destacam-se:
            A dimensão das escolas – As escolas maiores referem a existência de uma maior percentagem de violência.
            As escolas que têm regras claras de conduta referem menos violência
            Número de alunos por turma – Há uma relação directa entre um menor número de alunos por turma e uma menor violência
            Práticas disciplinares justas e céleres – As escolas em que os alunos classificam as práticas disciplinares de justas referem menos violência.
            Participação nos processos de tomada de decisão – As escolas em que os responsáveis administrativos e pedagógicos, especialmente, os responsáveis por manter a disciplina oferecem aos professores, funcionários e alunos oportunidades de participação nos processos de decisão apresentam menos violência.
            A coesão entre o corpo docente – A coesão entre o corpo de professores e os responsáveis pela manutenção da disciplina na escola está relacionada com uma menor violência.
            Controlo discente – As escolas onde os alunos mencionam que sentem que controlam as suas vidas referem a existência de menos violência.

    Respeito pelos dirigentes escolares – As escolas em que os responsáveis por manter a disciplina não são respeitados pelos alunos referem mais violência.
            Educação para os valores - As escolas em que se trabalham os valores apresentam menos violência.
            Educação para a não – violência - As escolas em que se praticam formas alternativas e assertivas de gerir conflitos referem menos violência.”
             Acreditando nos especialistas e nos estudos, em Portugal, está a fazer-se tudo ao contrário.
  Escolas de dimensão Hipermercado, os mega agrupamentos que, nalguns casos, atingem mais de 3500 alunos, diminuindo drasticamente o número de professores e funcionários gerando mais confusão, menos supervisão, mais violência e de certeza mais  Bullying e menos tempo e pessoas para o combater. Acentua-se a desumanização de que falava o nosso Nobel.
            Aumento exponencial do número de alunos por turmaTurmas com trinta e mais alunos, dificultando o controlo da turma por parte dos professor, mais indiferenciação.
            Raras são as escolas em que existe um plano claro e objetivo de combate à violência escolar, com regras claras de conduta, capazes de prevenir o Bullying. Muitas vezes navega-se à vista reagindo e não agindo.
            O princípio de uma justiça justa e rápida é posto em causa por procedimentos desajustados e burocráticos que transformaram as escolas em tribunais e os professores em delegados do ministério público. A teia burocrática e legalista (No pior sentido do termo) fomenta a inércia e a impunidade vai fazendo lei. Muitos alunos saem da escola sem conhecer os princípios da causa/ efeito. 
    O modelo de Gestão Escolar que, lembremos vem dos tempos de Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues (convém que não tenhamos memória curta) afastou a maior parte dos profissionais de educação da tomada de decisões. Nas escolas há hoje uma espécie de RDM das ordens e da obediência cega, tendo como consequências, entre outras, menor participação, menos envolvimento, menos discussão, menor respeito pelo outro, outros. Tudo anda à volta do medo e da consequência. Perdeu-se a autenticidade, sobressai e predomina o desejo de agradar e de obedecer a quem decide da vida de muitos.
Os professores, por força de um modelo de gestão que os afastou da tomada de decisões e da participação democrática na vida das escolas, muitas vezes, não reconhecem autoridade a quem trata e decide das questões da violência em contexto escolar. A não escolha, a não participação afectam a credibilidade e a capacidade de acção.
    Acentua-se diariamente a instabilidade pessoal e profissional nos professores, a negatividade é o alimento quotidiano dos docentes e todos percebemos e sabemos que quem não está bem, não consegue, não pode, prestar a melhor atenção aos problemas dos outros, “bastam-lhes os seus”, como o diz o povo.
    Uma escola que hipervaloriza os exames e os “rankings” transformando o professor em treinador de exames desvaloriza-o na sua função humana e educativa e por coacções várias vai-lhe retirando a capacidade e o tempo que possa dedicar aos outros, neste caso, a si próprio, à sua família, aos seus amigos e às pessoas dos seus alunos.
     A impunidade é tal que, muitas vezes, os alunos já não acreditam nos dirigentes escolares quando estes dizem que os vão sancionar ou punir, os mais velhos, ou os mais inteligentes sabem que voltarão sempre ao local do crime como se nada tivesse acontecido, sobrando para a escola e para os professores todo um trabalho de “compensação” que os levará” pensar duas vezes”, antes de se decidirem por nova punição.
    Educação para os valores e para a não- violência são coisas formalmente indesejáveis. Do topo à base, nas escolas portuguesas, inclusive nas faculdades, o que se fomenta, o que se programa nem que seja de forma oculta é a obediência cega, o respeito pelos chefes, pelos mais fortes, maus e sem carácter, se não é assim, porque perduram as praxes e as sevícias académicas. O que se faz na maior parte delas e de conhecimento público, não é Bullying extremo?!
Infelizmente, os professores também são vítimas de maus tratos, não só os que vêm directamente do ministérios, como ainda os provocados por alunos e pais “marginais”, agressivos e intimidatórios; dos colegas que gozam, assediam e intimidam reiteradamente os seus pares e, sobretudo, o abuso de poder hierárquico.
   Pois, se como diz o provérbio, “ A água toma sempre a forma do vaso”, cuidado, muito cuidado, com a água que cai nos vasos das nossas escolas. A trovoada aproxima-se e, agora, que fazer?

CONTINUA  ( TEXTO A PUBLICAR).

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