quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais vivo que nunca.


Lembram-se do José, do Zeca Afonso? – Morreu há 25 anos. Mas, está mais vivo que nunca!
Os artistas, os verdadeiros criadores não morrem. O PROFESSOR que nunca se calou, até foi expulso do ensino oficial. Os professores, os verdadeiros, estão em vias de extinção, substituídos por mercenários ao serviço da ignorância e da palavra amorfa e oca. “Os vampiros”, pelo contrário, estão ai, mais sedentos que nunca. Ah! Zeca! Se fosses vivo, por estes dias, por estes tempos, o que tu cantarias?!


4 comentários:

  1. Caro Luís:

    Fantástico! Também comemorei a efeméride no meu blog com a letra de "Vampiros".

    De facto, eles continuam a comer tudo e a não deixar nada!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. A palavra e a música de Zeca Afonso são verdadeiramente intemporais. Vivo estivesse, teria, infelizmente, mil e um pretextos para escrever e cantar. Um homem com H grande, como dizia o outro, um farol de lucidez e de coragem, cuja luz irradia ainda e sempre!

    ResponderEliminar
  3. Grande companheiro !
    "Mais vivo e mais actual do nunca, faz muita falta, não sei por quanto tempo aguentaria o que se passa nas escolas e por todo o Portugal. A sua arte o seu exemplo de resistente continuam saibamos honrá-lo.
    Velhos tempos ,em que jovens imberbes cantavámos o Zeca, tu sempre disseste : José . Sabias as letras quase todas de cor e ninguém te parava . velhos tempos, quanta saudade, mas continuamos com o mesmo fado : resistir. Mais tarde ou mais cedo termos de pasar da canção à luta a sério, estava traçado o nosso destino, lutar sempre.
    Grande abraço de amizade e solidariedade,
    Filipe

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís
    Que homem e que músico mágico... Era pequeno quando se deu o 25 de Abril (tinha 9 anos), mas habituei-me a perceber o que foi o 25 de Abril, ouvindo e entendendo as letras e músicas do Zeca.
    Ainda no ano passado tive o privilégio de poder reflectir com os meus alunos do 12º ano, de uma forma incisiva, o que foi e o que é ainda hoje, com as devidas diferenças, a canção de intervenção, apresentando e explorando um historial sobre esta temática. Foi mais um pretexto para ouvir e sentir a música do grande Zeca Afonso.
    Obrigado por nos teres relembrado deste grande ser humano.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar