domingo, 21 de julho de 2013

Dividocracia


Dividocracia
Um documentário de 2011 que vale a pena ver ou rever. Para reflectir e arejar as mentes sobre a crise e as dívidas. Para centrar a política naquilo que muitos querem ignorar: a quem serviu a dívida? Quem a deve pagar?

“Documentário que revela a crise económico-social pela qual passam os países periféricos da União Europeia. Vemos como as políticas económicas neoliberais impostas pelos agentes financeiros da UE levam à bancarrota os países de sua periferia e os deixam maniatados às decisões das grandes corporações financeiras extranacionais. O interesse primordial é sempre a defesa dos ganhos dos grandes grupos financeiros dos países mais fortes, principalmente da Alemanha, em detrimento das maiorias populares dos países de segunda linha como Grécia e Irlanda.
O filme também nos mostra que é possível enfrentar com êxito as pressões dos aparelhos ao serviço do capital financeiro mundial (FMI, Banco Mundial, etc.) quando os governantes do país ameaçado têm suficiente dignidade para colocar em primeiro lugar a satisfação das necessidades de seu povo, e não a obsessão por lucros dos magnatas financeiros. É o caso do Equador dirigido por Rafael Correa.

Este documentário expõe a crueldade que move o neoliberalismo em seu afã por ganhar cada vez mais às custas do sacrifício de todos os demais setores da população. Ele também deixa claro que, com a decidida mobilização das maiorias populares, o monstruoso aparato financeiro pode ser derrotado.”
Texto retirado da internet


 


1 comentário:

  1. Baixar o Documentário - Dividocracia - Documentário que revela a crise econômico-social pela qual passam os países periféricos da União Europeia, em especial a Grécia - http://mcaf.ee/r2fzs

    ResponderEliminar